top of page
Recent Posts

O JULGAMENTO COMO CAMINHO DE TOTH

Conforme escrevi anteriormente a respeito do Mundo como um Caminho de Toth, informo que em minha experiência pessoal sempre utilizei as cartas como uma forma de entrar em meditação e retirar o que há de melhor em seu simbolismo e, neste caminho solitário, encontrei algumas relações entre os Arcanos maiores do Tarot com os chamados Caminhos de Toth da Cabala. Estes caminhos são relações feitas entre uma esfera dimensional maior da Cabala, conhecidas como Sefiroth, que são consideradas pelos cabalistas como as 10 emações divinas divinas que deram origem a tudo aquilo que existe no universo, enquanto prefiro considerar os Caminhos de Toth como dimensões intermediárias que ligam uma Sefira a outra, e desta forma facilitam o caminho meditativo.

O Arcano XX, conhecido por O Julgamento, pode ser relacionado com o simbolismo da letra Shin na tradição cabalista. Trata-se de um Arcano muito poderoso no sentido da regeneração, da transcendência das coisas, e do chamado a vivenciar algo ainda maior. Aqui, o Eu Superior avalia e julga a personalidade, exigindo o equilíbrio necessário para vivenciar a espiritualidade.

Quando se entra no Caminho de Shin, se vê a necessidade de renascer no mundo físico, através da renovação do corpo material, a fim de que este seja um veículo perfeito de manifestação das capacidades espirituais do indivíduo. Talvez seja por isso que, na imagem escolhida para ilustrar o Arcano, se veja uma pessoa, de costas, erguendo-se de um túmulo. Renascer no mundo físico equivale a uma ressureição. De um lado, o princípio feminino e emotivo acompanham este personagem sem rosto. Do outro, um personagem masculino, porém idoso, mostrando não a inteligência e a esperteza, e sim a sabedoria de uma vida longa. Estes dois personagens acompanham o personagem central em sua ressurreição.

Este Arcano pode simbolizar o fluxo das energias de Hod, na Árvore da Vida, para o plano material em Malkuth. A influência de Hod se revela em primeiro lugar pelo chão amarelo, cor do planeta Mercúrio, que na astrologia é o símbolo da inteligência. Outra manifestação de Hod, nesta carta, é o personagem angélico que aparece tocando a trombeta, como se fosse o desenrolar da cena de um apocalipse individual.

No caminho deste Arcano, o influxo recebido leva o indivíduo a gerar energias positivas, harmonia, mudanças, realizações e alegrias. De acordo com o carma, o influxo deste arcano conduz o indivíduo ao sucesso, a renovação, e a compensação dos seus atos reprováveis. Deve-se trabalhar com este arcano sobretudo quando os seus caminhos se encontram fechados, quando tudo parece estagnado e se sente a necessidade de mudar para melhor, crescer e dar frutos. Da mesma forma, o influxo deste Arcano trará para o indivíduo, como um efeito colateral, uma renovação da mente, e um corpo mais sadio.

A fim de atrair o influxo positivo desta carta para a sua vida, peça a ajuda dos seus guias, e em seguida visualize-se a noite entrando num túnel escuro. De repente, você percebe uma luminosidade na sua frente, brilhando como fogo. Você ergue a sua cabeça, e então você vê, a letra Shin brilhando como fogo, iluminando o seu caminho a alguns passos a sua frente. A medida em que você anda, parece que esta letra também se desloca, como se estivesse sempre há uns três passos a sua frente, iluminando as paredes do túnel, e fazendo com que você se sinta mais seguro.

Então, em um momento você se encontra num salão, com uma abertura no alto, iluminado pela luz da lua. O cenário neste salão, tem um caixão aberto a sua frente, postado no chão. E então, no meio do silêncio de tudo, você sente o ruflar suave de uma brisa, enquanto um anjo aparece no alto, tocando um som dos mais belos que você poderia ter ouvido. Você sente que tudo muda neste lugar, à medida em que o som vai se tornando mais constante, e à medida em que o anjo bate suas asas. Até mesmo a areia debaixo dos seus pés vai se movendo com a força daquilo que não é apenas uma brisa, e sim um vento forte e impetuoso.

Veja que ao seu lado esquerdo aparece uma jovem, e ao lado direito um senhor. Os dois lhe pegam pelos braços e, erguendo-o para o alto, fazem com que você se segure na única coisa que poderia te dar estabilidade neste cenário: a letra Shin. E então, você percebe que o fogo apenas lhe aquece, sem queimar, e que toda aquela gruta pode desvanecer, que você estará seguro naquela letra de fogo.

bottom of page